quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Campeonato Baiano de Futebol Feminino 2016/17 já tem fórmula e data para começar

Começa sábado dia 12 de novembro
Terça-feira 18/10, a FBF reuniu-se com diretoria dos clubes e  lançou mais uma edição do campeonato baiano feminino, o nono consecutivo e o 15º da administração do presidente Ednaldo Rodrigues, feito que poucas entidades no país alcançaram.

Desta vez, serão dez equipes na disputa e uma nova fórmula, aprovada por unanimidade.

Os participantes ficarão divididos em dois grupos de cinco times, cada.
No Grupo 1 ficarão Abrup (Abrup Esporte Clube), Ilhéus (Liga Ilheense de Futebol), Lusaca (Associação Desportiva Lusaca), Ribeira do Pombal (Liga Pombalense de Desportos) e Vitória (Esporte Clube Vitória).
Grupo 2 estarão Catu (Liga Desportiva Catuense, Flamengo (Flamengo de Feira Futebol Clube Feminino), Juventude (Juventude Esportivo de Vitória da Conquista), São Francisco (São Francisco do Conde Esporte Clube) e Terra Nova (Liga Desportiva Terranovense).

Finalmente a FBF adere a melhor formula que é eliminar jogos de volta
As equipes se enfrentarão, na primeira fase, em sistema de grupo contra grupo, em jogos apenas de ida. Classificam-se para a segunda fase, de quartas de final, as quatro melhores colocadas de cada grupo e apenas duas, as piores colocadas de cada grupo, se despedem do campeonato.

Nas quartas, as equipes se enfrentarão dentro do próprio grupo e jogos também de ida. As quatro vencedoras seguem para a terceira fase, a semifinal.

Na semi, os jogos também ocorrerão com equipes do mesmo grupo, mas em sistema de ida e volta. As duas vencedoras avançam à grande final, que também acontecerá em confrontos de ida e volta.

Para a definição dos mandos de campo dos jogos da primeira fase, a FBF analisará critérios técnicos entre os participantes. Já a partir da segunda fase os mandos de campo serão definidos pelo tradicional sistema de melhores campanhas.

A bola começa a rolar no Baianão Feminino 2016/17 no dia 12 de novembro. Já o campeão será conhecido no próximo ano, no dia 15 de janeiro. Os clubes têm até o dia 30 de novembro para inscrever atletas, em número ilimitado, na competição.