quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Inácio marca e Sub-20 do São Paulo avança na Copa do Brasil

Na próxima fase, o Tricolor enfrentará o vencedor de Ponte Preta e Botafogo. Foto: reprodução aquivo ESPN
O placar, 3 a 0, pode indicar que foi uma classificação fácil do Tricolor para a segunda fase da Copa do Brasil Sub-20. No entanto, em duelo amarrado e diante de um adversário bem postado defensivamente, o São Paulo teve que se desdobrar para bater o América-MG e seguir na competição nacional. Com gols de Shaylon, Inácio e David Neres - todos no segundo tempo -, a equipe são-paulina levou a melhor no placar agregado, já que na ida paulistas e mineiros ficaram no empate (0 x 0), e eliminou o rival na primeira fase.


No primeiro tempo, mesmo com mais volume de jogo e a maior parte do tempo no campo de ataque, o Tricolor não conseguiu balançar as redes. 

Na volta para o segundo tempo, o panorama do embate foi o mesmo: mandantes pressionando, enquanto o América-MG tentava administrar o resultado e levar a decisão para as penalidades máximas. Então, para tentar dar nova configuração ao sistema ofensivo e tentar mudar a cara do jogo, o Tricolor apostou na entrada de Shaylon, que não desperdiçou a oportunidade.

O atacante entrou no lugar de Joanderson e foi decisivo. Aos 30 minutos, o centroavante aproveitou chute cruzado de Lucas Fernandes e mandou para o fundo das redes: 1 a 0. Com a vantagem no placar, o São Paulo teve mais tranquilidade para buscar as jogadas e logo transformou a classificação em goleada. Aos 39, Inácio - que acabara de entrar - sofreu pênalti e cobrou com categoria: 2 a 0. Pouco depois, David Neres também foi derrubado na área após grande lance individual. Com categoria, o atacante converteu e fechou o suado triunfo: 3 a 0!

A Copa do Brasil Sub-20 reuniu 32 times na primeira fase: os 20 integrantes da Série A do Brasileiro de 2014, os 11 melhores colocados da Série B do mesmo ano e o campeão do Torneio Seletivo de 2015 da Região Norte. 

O vencedor da Copa do Brasil Sub-20, conforme anunciado em meia pela CONMEBOL, disputará a Copa Libertadores da América Sub-20 a partir de janeiro de 2016, no Paraguai.  O torneio continental passará a ser disputado a cada dois anos com 12 participantes, um de cada país, além do campeão anterior e um convidado do país sede.